7 passos para vender muito os cosméticos Nanoline

1 – Conheça os Cosméticos

Essa dica pode parecer óbvia, mas o vendedor perde a credibilidade e a possibilidade da venda quando um cliente faz perguntas que ele não sabe responder.

Nossa equipe está disponível para treinamento pessoalmente no Rio de Janeiro e via Skype para outros Estados. Além disso, temos áudios de treinamento e (em breve novos vídeos) que compartilhamos por whatsapp, email e nas redes sociais. No nosso site estamos sempre postando matérias a respeito dos nossos cosméticos, também é uma forma de manter-se atualizado.

2 – Exponha bem seus Cosméticos

Trabalhe dentro do espaço disponível. Um erro comum é amontoar muitas coisas na vitrine dificultando o foco nos cosméticos. Uma vitrine muito cheia dificulta a visibilidade e não destaca, por exemplo os lançamentos.

Não deixe faltar material de divulgação no estabelecimento. Sempre tenha folhetos, semanalmente procure destacar um cosmético, com cartazes e demonstração. Se o estabelecimento tiver televisão faça vídeos dos cosméticos, divulgue depoimentos de clientes satisfeitos.

Sempre coloque preço nos cosméticos. Muitos clientes podem supor que um cosmético é muito caro, pois acharam a embalagem muito bonita e por isso podem ter “vergonha” de perguntar o preço.

3 – Ótimo atendimento aos clientes

Tenha uma equipe de atendimento/vendas que esteja atenta e comprometida em satisfazer as necessidades dos seus clientes. Que tenha qualidades como, postura, simpatia, conhecimento dos produtos, etc.

Invista no aperfeiçoamento dos seus funcionários. Faça treinamento de vendas, estimule o crescimento profissional deles. Estabeleça metas reais, mantenha sua equipe unida, escute suas sugestões. Presentei sua equipe quando atinge as metas. Torne o ambiente de trabalho um espaço agradável e de motivação.

4 – Conheça seu público-alvo

A definição do público-alvo é um fator muito importante no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao passar do tempo. Ter uma definição mais completa do público ajudará a estruturar os objetivos comerciais e de marketing. Se a empresa não conhece seus clientes, como poderá vender bem seus produtos e aperfeiçoar seus serviços?  Essas são apenas algumas informações para identificar seu público, idade, gênero, nível de renda, hábitos de consumo, ocupação, estado conjugal, condição familiar (filhos ou não), localização geográfica, etnia, ideologia política, hobbies e interesses. Quem são eles? Quais suas maiores necessidades, problemas e desejos? Onde buscam informação? Em quem seus clientes confiam, ou seja, quem é referência no seu setor? etc

5 – Não espere, vá até seus clientes!

Importante ter em mente que essa área requer uma aproximação com as pessoas e você é quem deve ir até seus clientes, ao invés de apenas esperar eles virem até você. Faça parcerias com estabelecimentos próximos. Por exemplo, se recentemente adquiriu um cosmético para tratamento das unhas, divulgue nos salões de beleza próximos, divulgue para podólogos, dermatologistas. Não apenas compre o produto e exponha no balcão, faça que o produto chegue até as pessoas. Não aposte a venda apenas nas pessoas que entram no estabelecimento, trabalhe conjunto numa divulgação externa.

6 – Divulgue os Cosméticos

Invista em propaganda! Claro, dentro da sua realidade de orçamento. Muitas são as possibilidades de divulgação. Tenha um bom material e treinamento para o representante da sua empresa fazer as visitas externas com excelência. Mantenha seu site e redes sociais atualizados e com promoções.

Estamos abertos a parcerias para divulgação. Por exemplo, conhece um outdoor próximo ao seu estabelecimento e gostaria de fazer uma propaganda, estamos à disposição para criarmos juntos e aumentarmos a visibilidade do estabelecimento e de nossos cosméticos.

Temos interesse em participar junto de eventos, propagandas em mídias digitas e impressas, tudo que for benéfico para aumento da divulgação e das vendas dos nossos clientes e cosméticos.

Quando cliente entrar no estabelecimento procurando algum cosmético da Nanoline pergunte como ele conheceu, assim saberá se foi fruto de sua divulgação digital ou impressa, ou indicação de algum profissional, etc.

7 – Reconheça a importância do Pós Venda

Entre em contato com seu cliente alguns dias após a compra para solicitar informações a respeito da satisfação em relação ao cosmético. Caso não consiga contato, quando o cliente retornar ao estabelecimento pergunte para ele sua opinião.

Em empresas grandes nem sempre esse contato ideal é possível, então, disponibilize canais de fácil acesso para que o cliente possa enviar críticas e sugestões. Nos transmita esse conteúdo para que também possamos acompanhar o desempenho dos nossos cosméticos. Com esse feedback podemos ajudar a aumentar as vendas, desenvolver novos produtos que atendam aos desejos dos clientes, com objetivo de crescermos em parceria.