Prós e Contras das unhas Postiças

Boa tarde. Estamos compartilhando uma matéria super bacana postada pelo site robertajungmann sobre as unhas postiças. Lembrando que o BB Nails Nano Repair é excelente no tratamento de unhas fracas, com machas e que pode ser usuado com ação hidratante naS cutículas até de quem utiliza unhas postiças. 

BB Nails Nano Repair - hidrata as unhas ressecadas por acetona e pela remoção da cola das unhas postiças.

Por Amanda Figueirôa - 2015 

Novos modelos de unhas postiças são práticos e semelhantes às garras reaisFoto: Divulgação

A moda das unhas postiças voltou com tudo. Apesar do gasto que se tem para mantê-las, é de se entender o porquê de as unhas "fakes" terem caído no gosto de todas: as unhas estão sempre brilhosas, bem pintadas e ficam com aquela cara de quem acabou de fazer. E o melhor de tudo:  duram até uns 15 dias, em média. O mercado de cosméticos vem se atualizando com novas fórmulas de produtos e hoje existem vários modelos e tamanhos para ajustar-se às mãos e ao gosto do mulherio. Mas tenha cuidado: há aplicações que podem destruir a matriz (raiz) da unha e causar lesões e deformidades.

Aplicação pode ser em gel, em acrílico, em fibra de vidro e porcelana Foto: Reprodução

 O RJ conversou com a dermatologista Carolina Coelho, que nos alertou sobre os perigos de aderir às unhas postiças: “Do ponto de vista dermatológico, você pode dividir as postiças em duas partes: removíveis (aquelas que são coladas com cola simples e específica, geralmente vendidas em casas de artigos de beleza), e as não removíveis (coladas com luz artificial), geralmente colocadas em salão de beleza.  

Carolina Coelho alerta o mulherio para os cuidados reais ao aplicar unhas postiças Foto: Divulgação

A diferença entre os tipos de unhas, conta a dermato, é o material utilizado. Por exemplo: aquela máquina de luz azul, propícia para endurecer a colagem da unha, nada mais é do que um tipo de material odontológico. “A cola usada é a mesma para fazer obturações nos dentes e por isso, ao serem retiradas, causam um grande dano e os riscos de complicação com infecção e deformidades são crescentes”, avisa Carolina, que já recebeu muitas pacientes em seu consultório que foram tratar das danificações das nails pós-aplique. A dica é tratá-las com dermatologista em caso de unhas quebradiças ou que não cresçam. Pode ser  sinal de o organismo alertando para anemia ou  falta de vitaminas. 

Brenda Bastos, da Depilrica, esclarece os procedimentos com unhas em gel Foto: Divulgação

O RJ também ouviu Brenda Bastos, à frente do centro de beleza Depilrica. A empresária garante que as unhas em gel, as mais utilizadas no Recife, merecem atenção extra.  “Não indicamos a colagem nas mulheres que manuseiam muito a água ou trabalham manipulando com as mãos. Quem lava muito prato deve usar luvas para evitar fungos, mesmo nosso material sendo antifúngico”, revela. A manutenção, que consiste em reaplicar a unha, deve ser feita a cada 15 dias, no máximo, para mantê-las bonitas e saudáveis. 


Unhas em gel:

Unhas feitas em gel são as mais comuns no RecifeFoto: Reprodução

O procedimento em gel é o mais conhecido nos salões e existem tipos variados como o LCN, Acrigel... Ele é uma mistura feita em gel e pó acrílico, mas o mais importante é saber que um lugar seguro precisa fazer higienização das mãos; lixar levemente as unhas naturais e passar o primer para ajudar na fixação; colar a tips (próteses em gel)​; cortar; passar o gel e levar para secar na cabine de luz UV para que o gel seque; nivelar o gel com a lixa e passar o top coat para finalizar. Essas técnicas são feitas na Depilrica, segundo Brenda. (A maioria dos géis utilizados no País não possuem solvente e, geralmente, são retirados na lixa. Fique de olho que isso pode prejudicar.)

Unhas de Fibra de vidro:

Unhas de vidro prometem ser as mais pedidasFoto: Reprodução/Upley

Uma prótese é colocada sobre as unhas naturais e à medida que a fibra de vidro vai abrindo, ela é a aplicada com maior cuidado onde as unhas naturais terminam. Este método é menos invasivo. 

Unhas de porcelana:

No mercado têm postiças para todos os gostos: coloridas, naturais, adesivas... Foto: Reprodução

Encontradas em lojas especiais de beleza, as unhas de porcelana são feitas de resina acrílica em pó, duram o tempo que a pessoa quiser, mas precisam de manutenção regular, de preferência a cada 15 dias. Na verdade, dependendo da cola (veja na embalagem se a cola é aprovada pela Anvisa) elas duram mais tempo. Funcionam mais como uma “maquiagem” das garras, são mais baratas e menos prejudiciais, indicadas, aliás, pelos dermatologistas.