Tipos de pele - Saiba qual é a sua!

TIPOS DE PELE

O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano. Constituindo quase um sexto do seu peso total (1,75m²).

Além disso, a sua grandeza não se dá apenas pela sua extensão, mas também pelas inúmeras funções que ela acumula, tais como o controle e regulação da temperatura e umidade do corpo, além de nos proteger contra infecções e agentes externos, tais como alimentação, alterações hormonais, ação do tempo, estresse, variações climáticas, poluição e radiação solar, entre outros.

Conhecer seu tipo de pele te ajudará a se cuidar melhor e identificar os fatores que influencia positiva e negativamente para que você tenha uma pele bonita e saudável.


1. Pele normal ou eudérmica - pele ideal ou de criança, secreções equilibradas, emulsão epicutânea perfeita (tipo O/A).

      2. Pele oleosa - espessura aumentada e bem hidratada, produção de sebo alterada (pH ácido), emulsão tipo A/O, aspecto oleoso (untuoso, com brilho acentuado), pele resistente a problemas alérgicos. Complicações comuns como seborréia, acne e desidratação.

      3. Pele acneica - A pele acneica é muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as áreas mais afetadas - devido ao número maior de glândulas sebáceas na região.

     4. Pele sensível - É o tipo de pele frágil, fina e bastante irritável. Fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos, como sol, cosméticos inadequados, variações climáticas, etc. De modo geral, as peles claras têm maior tendência a apresentar sensibilidade.

     5. Pele seca - secreção sebácea insuficiente, pessoas de pele muito clara, fina e sensível, frágil e facilmente irritável, rugas finas e precoces.

     6. Pele mista - óstios dilatados na região do T, secura e irritação nas outras áreas.

     7. Pele madura -  Devido à diminuição de produção de substâncias essenciais para a sustentação dos tecidos, esse tipo de pele é sem elasticidade e brilho, apresentando linhas e rugas.